Colaboração

Sejam bem-vindos ao Wiki de Organizações. Trata-se de um espaço virtual destinado à construção colaborativa de conteúdos associados aos temas representados no ​Mapa Mental da Disciplina Organizações.

As "regras do jogo", ou seja, o conjunto de orientações, regras e critérios do Wiki de Organizações está em construção. Nos próximos dias serão definidas as regras do jogo e você pode participar. Basta participar da discussão que se encontra por trás dessa página. Por princípio, não é somente o Professor quem redige essa página. Havendo consenso justificado na discussão e concordância do Professor, alterações propostas na discussão poderão provocar mudanças nas regras do jogo, durante a fase inicial do trabalho (até 4/11/2009). Uma vez consolidadas, as regras do jogo permanecerão estabilizadas até o final do trabalho.

O objetivo é definir quais são formas de colaboração esperadas, o que é esperado de cada forma de colaboração, o que é uma colaboração de qualidade, de que forma colaborações ao final refletirão uma avaliação dos grupos participantes. Cremos que essas questões podem ser esclarecidas por meio de sete idéias centrais apresentadas a seguir.


1. Um grupo está diretamente associado a um tema sem ser seu dono


Os temas foram associados aos grupos no início da disciplina da seguinte forma por escolha dos próprios participantes:
  • Comportamento organizacional: Bárbara, Camila, Guilherme e Lara (grupo 9);
  • Comunicação organizacional: Clara, Fabiana, Fernanda e Isabella (grupo 12);
  • Cultura organizacional no Brasil: André, Caio, Leonardo, Mateus (grupo 5);
  • Ecologia organizacional: Acyr, Andréia, Juliana e Thais (grupo 7);
  • Escolha estratégica: Felipe, Ismael, João Júlio e Pierre (grupo 6);
  • Globalização: Cirillo, Geovanna, João Victor, Marcus (grupo 2);
  • Política e poder: Caio, Eitan, Renata (grupo 10);
  • Sensemaking: Ítalo, Júlio, Luiz, Marcelo de Sá (grupo 11);
  • Teoria da dependência de recursos: Marcelo Kapel, Rafael, Thais Cascello (grupo 8);
  • Teoria do custo de transação e agência: Fayga, Fernanda Silvestre, Fernanda Turri, Mônica (grupo 1);
  • Teoria institucional: Alcides, Beatriz, Guili, Joana (grupo 4);
  • Vida psíquica e organização: Bruno, Érika, Lina, Rita (grupo 3).

Como os grupos não são donos dos temas, há desde o início nesse ambiente de trabalho uma dualidade importante: grupos são responsáveis pelo desenvolvimento colaborativo do tema escolhido, mas também são responsáveis pelo desenvolvimento colaborativo do wiki como um todo. Essa dualidade permite aos grupos fazerem diferentes tipos de colaborações.

2. Um grupo pode fazer diferentes tipos de colaborações na construção do Wiki de Organizações

Há três tipos de colaboração: temática, de complementação ou integrativa e referente à totalidade do wiki. As formas de colaboração serão detalhas a seguir. As escolhas sobre como colaborar com a construção do Wiki de Organizações será sempre do grupo. Haverá uma forma de identificar as colaborações dos grupos e transformá-las em pontuação dos grupos conforme o seu tipo e qualidade. Por exemplo, participar da discussão da página de definição das regras do jogo consiste numa colaboração referente à totalidade do wiki. Fazer o sumário do tema ou incluir novo artigo ao tema são exemplos de contribuições temáticas. Complementar temas de outros grupos para melhorar a sua clareza ou precisão é um exemplo de colaboração de complementação e integrativa, assim como será também fazer uma relação entre temas por meio de comentários e hiperlink.

Haverá uma planilha periodicamente atualizada até o encerramento da disiplina disponível para consulta a todos os participantes. O Professor manterá atualizada a planilha com base nas informações da opção "Recents Changes" e numa tabela de pontuação. Vide abaixo a tabela de pontuação:

tabela_de_pontuação.jpg
Observe que a colaboração mais valiosa é aquela para o wiki como um todo considerada como conceito A (10 pontos). A colaboração de menor pontuação é para o wiki como um todo com conceito C (2 pontos). Entre eles há outras sete possibilidades de pontuação. Os conceitos significam: A outstanding, indiscutivelmente uma grande colaboração completa e autônoma; B excelente colaboração que demanda uma complementação pelo próprio grupo ou outro grupo; C uma importante colaboração que demanda a intervenção do professor para o seu desenvolvimento pelo próprio grupo ou outro grupo.

3. Uma importante forma de colaboração é para o wiki como um todo


Ao final, haverá juizes (pessoas convidades: professores, profissionais, especialistas, estudantes) para julgar o wiki como um todo. Os critérios são balanceamento das informações (variabilidade do nível de detalhes entre temas) pelo qual é desejável que os temas apresentem bom nível de aprofundamento não havendo grandes discrepâncias entre eles; criatividade (abordagens criativas) pelo qual possa se entender que a ferramenta como um todo foi utilizada criativamente; utilidade (vale a pena consultar o wiki) pelo qual entende-se que o wiki como um todo é útil para estudantes e profissionais de organizações.

O wiki como um todo não se tornará reconhecido (bem avaliado) se não houver colaborações nesse sentido. Apontar deficiências, sugerir melhorias, participar da definição das regras do jogo, ajudar a manter o pique até o final, etc. são exemplos de colaboração para o wiki como um todo. A tabela de pontuação estimula os grupos a fazerem colaborações nível A desse tipo atribuindo-lhe a pontuação máxima, pois sabemos como gestores que não basta o incentivo a excelentes ações pontuais e técnicas. É preciso estimular ações que resultem num sentido do trabalho como um todo.

4. Outra importante forma de colaboração dos grupos é aquela de caráter integrativo e complementar


Nem todas as colaborações estarão completas de cara, na primeira vez que aparecerem no wiki. Isso não significa que a contribuição tenha sido ruim, mas que ela merece evoluir. Nessas situações serão muito úteis colaborações complementares ou integrativas. São exemplos desse tipo de colaboração a revisão de um artigo postado num tema pelo próprio grupo ou outro grupo. O artigo já existia, mas melhorou consideravelmente após essa colaboração. É isso! Esse tipo de colaboração é possível de ser identificado por meio do monitoramento das mudanças recentes no wiki. A princípio essa é uma tarefa do Professor, mas é possível de ser delegada mediante critérios com boa chance de ser conciderada com contribuição para o wiki como todo conceito A (alguém se habilita?).

5. Uma outra forma é a colaboração temática


Por tudo o que foi apresentado até aqui imagino que começe a ficar claro esse tipo de colaboração. São colaborações ao tema realizadas pelo grupo que o escolheu. Todo tema precisa ter um sumário em sua primeira página. Construir o sumário a qualquer tempo é uma colaboração temática. Os temas também terão artigos postados pelo grupo que o escolheu. Aqui vale um exemplo, veja o artigo na Wikipeadia sobre organização. Um artigo precisa de pesquisa, uma boa apresentação, linguagem apropriada, bom uso dos conceitos e exemplos, referências, imagens, videos etc. e muita criatividade. Há um manual na Wikipeadia que detalha as características de bons artigos. Então, além de um sumário, o tema deve conter artigos ligados em páginas criadas a partir da primeira página do tema.


6. O conjunto de colaborações dos grupos é medido por quantidade e qualidade

Periodicamente o Professor ou seu agente designado consultara as mudanças recentes do wiki e aplicando os critérios aqui definidos preencherá a planilha de pontuação disponibilizando-a para consulta por todos participantes.

O resultado final será uma relação dos grupos e respectiva pontuação alcançada classificada em ordem decrescente. Calcula-se o percentual de pontuação em relação ao primeiro grupo para todos os demais grupos. Em seguida, atribui-se a cada grupos a pontuação equivalente na escala de 1 a 10 multiplicado pelo número de participantes. Um exemplo ajuda nesse entendimento:

Atribuição_de_pontos.jpg

Suponha que essa seja a situação final de cinco grupos em termos de pontuação. O percentual é calculado em relação ao primeiro colocado e uma quantidade de pontos equivalente numa escala de 1 a 10 e atribuída multiplicando-se pelo número de participantes do grupo.

Até esse ponto temos o cálculo de 50% da nota. Os outros 50% será fixo para todos os grupos e conresponderá à média aritimética das notas dos Juízes convidados para avaliar o wiki como um todo.

7. O conjunto de colaborações do grupo resultará em pontos a serem distribuídos aos seus integrantes


Ao receber sua pontuação, esclarecer todas as dúvida e considerá-la justa, o grupo deve se reunir e distribuir a pontuação aos seus integrantes mediante critérios consensuados. Essa será a nota final dos participantes pela atividade.

Se as regras do jogo estiverem claras e parecerem justas, então mãos à obra.

Tendo passado uma semana...

Tendo passado uma semana da postagem dessa página, considera-se que as regras dos jogos foram discutidas e consensadas como tendo um nível mínimo de legitimidade. Alguns participantes ainda não ingressaram para o ambiente, portanto é possível que haja ainda questionamentos em relação às regras. Por outro lado há colaborações pontuadas em 6/11/2009, portanto é de se esperar que as regras do jogo devem ser utilizadas e consideradas por todos. É possível manter a possibilidade de se discutir as regras do jogo a qualquer momento (afinal, sempre é possível "discutir a relação" em qualquer relação humana se isso for necessário, principalmente num espaço de construção colaborativa como esse), no entanto quanto mais forem evoluindo as colaborações dos grupos, maior é o nível de comprometimento com as regras vigentes. Estou gostando da forma como esse trabalho vem evoluindo, longe de atingir o seu ápice vem demonstrando um grande potencial de evolução. Saudações!